ESCLARECIMENTO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS BÁSICAS DE SÃO MIGUEL DE ALCAINÇA, IGREJA NOVA E CHELEIROS
Caros Encarregados Educação,
Dadas as adversidades neste início de ano letivo, a Associação de Pais sente-se no dever de comunicar que tem estado em permanente contacto com a Direção do Agrupamento de Escolas de Mafra a fim de obter todas as informações possíveis.
Desta forma, a Direção esclarece que:
Na presente data, encontram-se por ocupar 16 horários de professores, dos quais 6 foram solicitados em agosto e 10 já no início de setembro, junto da Direção Geral da Administração Escolar, serviços competentes do Ministério da Educação e Ciência (MEC) com a responsabilidade da realização dos concursos e colocações de professores.
Assim, aguardamos a todo o momento a colocação dos professores em falta, pelos serviços do MEC de forma a podermos (re)iniciar este ano letivo com a normalidade exigida.
Docentes em falta:
- 4 Professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico (1 EB Alcainça, 2 EB Igreja Nova e Cheleiros e 1 Professor de apoio);
- 1 Professor de História e Geografia de Portugal;
- 2 Professores de Matemática e Ciência Naturais;
- 2 Professores de Geografia;
- 1 Professor de Físico-Química;
- 1 Professor de Espanhol;
- 1 Professor de Educação Moral e Religiosa Católica;
- 4 Professores de Educação Especial.
Mais informa que, não existe nenhum professor disponível no Agrupamento para assegurar uma turma até às colocações pelo Ministério da Educação e Ciência.
Na tentativa de conseguir mais esclarecimentos esta Associação de Pais contactou a Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) que prestou a seguinte declaração que passamos a citar:
“Estamos a fazer de tudo para resolver a situação com a maior brevidade possível, temos profissionais a trabalhar na resolução do problema de dia, de noite e mesmo no fim-de-semana. Pedimos imensas desculpas mas o software é novo, a empresa contratada é nova e infelizmente ocorreram erros. Lamentamos mas não temos qualquer previsão de resolução do problema.”
A Associação de Pais tudo tem feito para tentar melhorar a situação, no entanto, perante este cenário, só nos resta aguardar e pedir aos Encarregados de Educação que entendam que a situação é completamente alheia à escola.
A Associação de Pais de Alcainça, Cheleiros e Igreja Nova
Igreja Nova, 25 de setembro de 2014.